CURSO INTENSIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2014
O Curso Intensivo de Educação
Física (2014.2) visa contribuir com a formação dos Professores do Ensino
Fundamental e Médio. Tem como Público-Alvo prioritário os professores de Educação Física da Rede Pública
Estadual das DIREC 1A e 1B - Salvador – BA. É uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia,
DIREC 1A e 1B, Programa de atividades da Coordenação de Educação Física, em
parceria com o Projeto Ginástica Alegria na Escola, desenvolvido pelo Grupo de
Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – LEPEL, da Faculdade de
Educação-FACED, da Universidade Federal da Bahia-UFBA (Campus Salvador).
Está situado dentro dos esforços de
consolidar: (a) a formação continuada de
professores da Rede de Ensino Básica do Estado da Bahia, considerando as
necessidades vitais de crianças jovens e adultos que frequentam a Escola Básica
na Bahia, em especial em Salvador e região Metropolitana; (b) a reestruturação
do currículo de formação inicial do
Curso de Licenciatura em Educação Física, em especial com seus eixos/módulos
estruturantes, a saber: (I) Dos Fundamentos da Educação Física; (II) Conteúdos
Específicos da Cultura Corporal; (III) Da Práxi, (IV) Do trabalho cientifico,
visando a atuação na Escola básica.
Prevê como fundamento teórico a Pedagogia
Histórico Critica (SAVIANI, 2008) e a Metodologia da Educação Física Critica
Superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992) em um dialogo científico com outras
abordagens entre as quais a abordagem das Aulas Abertas a Experiência
(HILDEBRANDT-STRAMAN, 2005). Parte
do pressuposto de que a educação é uma exigência do e para o processo de
trabalho, desenvolvido na escola que é a instituição cujo papel consiste na
disseminação dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado e na
socialização do saber cientifico sistematizado que precisam ser assimilados
pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos. Parte do
pressuposto de que cabe ao professor
efetivar o trabalho educativo que é o “ato de produzir, direta e
intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida
histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (SAVIANI, 2008, p. 13).
Parte, também, das diretrizes crítico-superadoras que orientam o documento Curso de aperfeiçoamento para professores
das séries finais do ensino fundamental – (SECRETARIA DA
EDUCAÇÂO/IAT-DIRFE-CES) que delimita como papel específico do ensino da
educação física enquanto disciplina escolar tratar “pedagogicamente, na escola,
dos temas da cultura corporal, contribuindo com os seus conhecimentos
específicos, para a visão de totalidade do aluno acerca da realidade social
complexa” (SANTOS JÚNIOR, 2011). Por fim, parte do pressuposto de que o
conhecimento cientifico se desenvolve por sucessivas aproximações ao objeto
incorporando posições e superando elementos contraditórios.
Para tanto, estamos contando com
a solidariedade científica, acadêmica e profissional de colegas professores
pesquisadores dos programas
de Pós-Graduação da UFBA E UNICAMP, com as ações de Intercâmbio Acadêmico com a
Universidade Brauschweig/Alemanha que estão contribuindo com a instalação de Convênios e Termos de
Cooperação Técnico-científica, para fortalecer as Redes de Pesquisa e de
Ensino, com membros pesquisadores da REDE LEPEL NORDESTE – UFRPE, UFAL, UFS,
UEFS, UFRBA. Antecipadamente agradecemos a todos que vem colaborando com este singular
esforço que demarca a história da formação acadêmica, inicial e continuada, em
Educação Física no nordeste do Brasil, em especial na Bahia, na UFBA.
- EMENTA CURSO INTENSIVO
Estudo dos fundamentos – ontológicos, gnosiológicos,
axiológicos, epistemológicos, pedagógicos - das abordagens teórico metodológicas presentes na formação e atuação de professores de Educação Física que atuam em espaços formativos, em especial na
escola básica, a partir do trato com os conteúdos específicos da Cultura Corporal: treino
corporal, ginástica, jogo, lutas, dança, esporte, visando contribuir com a função social da escola e o objetivo de
seu currículo que é o desenvolvimento da
personalidade de crianças, jovens e adultos que frequentam a escola básica.
- OBJETIVOS DO CURSO
Apresentação
de forma escrita, por parte dos
participantes do Curso Intensivo, do plano para implementar experiência
pedagógica na escola básica, contendo: (a) objetivos-avaliação (b)
conteúdos-método - organização dos conteúdos específicos – treino corporal,
ginástica, dança, lutas, esporte, jogo -, em ciclos de ensino-aprendizagem; (c)
tempo-espaços e implementos pedagógicos; (d) fundamentação e justificativa para
a opção teórico-metodológica e, apresentar o resultado prático do seu trabalho com crianças e jovens em uma
síntese através de uma série no Festival
de Cultura Corporal (Dias 10 e 11 de outubro de 2014)
- CONTEÚDOS, PROGRAMAÇÃO E
RESPONSAVEIS CONVIDADOS A CONFIRMAREM
Turno
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Data
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AULAS / OFICINAS/ FESTIVAL/ PRESENCIAIS/CONTEÚDOS E
RESPONSAVEIS A CONFIRMARE
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1. Abertura FORMAÇÃO HUMANA
E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA – FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTORICO
CRITICA CLÁUDIO LIRA SANTOS JÚNIOR, FLAVIO DANTAS, CELI TAFFAREL
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M- T
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16/09/14
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2. O trabalho pedagógico na escola pública
integral – Fundamentos da Metodologia Critico Superadora: JOELMA ALBUQUERQUE,
KATIA OLIVER DE SÁ.
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M-T
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17/09/14
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3. Conteúdos da Educação
Física – Oficinas de Treino Corporal –REINER HILDEBRANDT-STRAMANN; FLAVIO SANTANA;
JOELMA ALBUQUERQUE
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M- T
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18/09/14
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4 . Oficina de Jogo e
Esporte MELINA ALVES, MICHAEL DAIAN PACHECO RAMOS, ROGERIO MASSAROTTO E EDUARDO
JORGE SOUZA E SILVA
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M -T
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25 e 26/09/14
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5. Oficinas de Luta, Dança –ELSON MOURA,
JOSIANE CLIMACO
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M - T
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02 e 03/10/2014
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6. Seminário Interativo e Fundamentos da
Ginástica Circense – CRISTINA PARAISO, ROSEANE SOARES ALMEIDA E TERESA
ONTAÑON BARRAGAN
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M-T
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09 e 10/10/2014
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7. Festival de Cultura Corporal Michele Ortega
Escobar - Ginástica Alegria na Escola
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M-T
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11/10/2014
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Nota: turno
da manhã (M); turno tarde (T) Turno noturno (N)
- ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
PEDAGOGICO
O
trato com o tempo pedagógico será alternado: (a) tempo presencial na
Universidade para exposições, leituras orientadas, oficinas experimentais (60
horas; (b) tempo nas escolas para elaboração e implementação de experiência
pedagógica (40 horas); (c) tempo do Seminário Interativo e Festival de Cultura
Corporal: Ginástica Alegria na Escola (20 horas). No tempo presencial teremos
oficinas, palestras, estudos orientados, painéis e debates críticos.
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