PROGRAMAÇÃO 2014


CURSO INTENSIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2014



O Curso Intensivo de Educação Física (2014.2) visa contribuir com a formação dos Professores do Ensino Fundamental e Médio. Tem como Público-Alvo prioritário os  professores de Educação Física da Rede Pública Estadual das DIREC 1A e 1B - Salvador – BA. É uma iniciativa  da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, DIREC 1A e 1B, Programa de atividades da Coordenação de Educação Física, em parceria com o Projeto Ginástica Alegria na Escola, desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer – LEPEL, da Faculdade de Educação-FACED, da Universidade Federal da Bahia-UFBA (Campus Salvador).  
Está situado dentro dos esforços de consolidar: (a)  a formação continuada de professores da Rede de Ensino Básica do Estado da Bahia, considerando as necessidades vitais de crianças jovens e adultos que frequentam a Escola Básica na Bahia, em especial em Salvador e região Metropolitana; (b) a reestruturação do currículo  de formação inicial do Curso de Licenciatura em Educação Física, em especial com seus eixos/módulos estruturantes, a saber: (I) Dos Fundamentos da Educação Física; (II) Conteúdos Específicos da Cultura Corporal; (III) Da Práxi, (IV) Do trabalho cientifico, visando a atuação na Escola básica.
 Prevê como fundamento teórico a Pedagogia Histórico Critica (SAVIANI, 2008) e a Metodologia da Educação Física Critica Superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992) em um dialogo científico com outras abordagens entre as quais a abordagem das Aulas Abertas a Experiência (HILDEBRANDT-STRAMAN, 2005). Parte do pressuposto de que a educação é uma exigência do e para o processo de trabalho, desenvolvido na escola que é a instituição cujo papel consiste na disseminação dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado e na socialização do saber cientifico sistematizado que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos. Parte do pressuposto de que cabe ao professor  efetivar o trabalho educativo que é o “ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (SAVIANI, 2008, p. 13). Parte, também, das diretrizes crítico-superadoras que orientam o documento Curso de aperfeiçoamento para professores das séries finais do ensino fundamental – (SECRETARIA DA EDUCAÇÂO/IAT-DIRFE-CES) que delimita como papel específico do ensino da educação física enquanto disciplina escolar tratar “pedagogicamente, na escola, dos temas da cultura corporal, contribuindo com os seus conhecimentos específicos, para a visão de totalidade do aluno acerca da realidade social complexa” (SANTOS JÚNIOR, 2011). Por fim, parte do pressuposto de que o conhecimento cientifico se desenvolve por sucessivas aproximações ao objeto incorporando posições e superando elementos contraditórios.
Para tanto, estamos contando com a solidariedade científica, acadêmica e profissional de colegas professores pesquisadores dos programas de Pós-Graduação da UFBA E UNICAMP, com as ações de Intercâmbio Acadêmico com a Universidade Brauschweig/Alemanha que estão contribuindo com a instalação de Convênios e Termos de Cooperação Técnico-científica, para fortalecer as Redes de Pesquisa e de Ensino, com membros pesquisadores da REDE LEPEL NORDESTE – UFRPE, UFAL, UFS, UEFS, UFRBA. Antecipadamente agradecemos a todos que vem colaborando com este singular esforço que demarca a história da formação acadêmica, inicial e continuada, em Educação Física no nordeste do Brasil, em especial na Bahia, na UFBA.

  1. EMENTA  CURSO INTENSIVO
Estudo dos fundamentos – ontológicos, gnosiológicos, axiológicos, epistemológicos, pedagógicos - das abordagens teórico metodológicas presentes na formação e atuação de professores de Educação Física que atuam em espaços formativos, em especial na escola básica,  a partir do trato com os conteúdos específicos da Cultura Corporal: treino corporal, ginástica, jogo, lutas, dança, esporte, visando contribuir com a função social da escola e o objetivo de seu currículo que é o desenvolvimento da personalidade de crianças, jovens e adultos que frequentam a escola básica.

  1. OBJETIVOS DO CURSO
Apresentação de forma escrita, por parte dos participantes do Curso Intensivo, do plano para implementar experiência pedagógica na escola básica, contendo: (a) objetivos-avaliação (b) conteúdos-método - organização dos conteúdos específicos – treino corporal, ginástica, dança, lutas, esporte, jogo -, em ciclos de ensino-aprendizagem; (c) tempo-espaços e implementos pedagógicos; (d) fundamentação e justificativa para a opção teórico-metodológica e, apresentar o resultado prático do seu trabalho com crianças e jovens em uma síntese através de uma série no Festival de Cultura Corporal (Dias 10 e 11 de outubro de 2014)

  1. CONTEÚDOS, PROGRAMAÇÃO E RESPONSAVEIS CONVIDADOS A CONFIRMAREM

Turno
Data
AULAS / OFICINAS/ FESTIVAL/ PRESENCIAIS/CONTEÚDOS E RESPONSAVEIS A CONFIRMARE


1. Abertura FORMAÇÃO HUMANA E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA – FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTORICO CRITICA CLÁUDIO LIRA SANTOS JÚNIOR, FLAVIO DANTAS, CELI TAFFAREL
M- T
16/09/14
2.  O trabalho pedagógico na escola pública integral – Fundamentos da Metodologia Critico Superadora: JOELMA ALBUQUERQUE, KATIA OLIVER DE SÁ.
   M-T
17/09/14
3. Conteúdos da Educação Física – Oficinas de Treino Corporal –REINER HILDEBRANDT-STRAMANN; FLAVIO SANTANA; JOELMA ALBUQUERQUE
M- T
18/09/14
4 . Oficina de Jogo e Esporte MELINA ALVES, MICHAEL DAIAN PACHECO RAMOS, ROGERIO MASSAROTTO E EDUARDO JORGE SOUZA E SILVA
M -T
25 e 26/09/14
5.  Oficinas de Luta, Dança –ELSON MOURA, JOSIANE CLIMACO
   M - T
        02 e 03/10/2014
6.  Seminário Interativo e Fundamentos da Ginástica Circense – CRISTINA PARAISO, ROSEANE SOARES ALMEIDA E TERESA ONTAÑON BARRAGAN
M-T
09 e 10/10/2014
7.  Festival de Cultura Corporal Michele Ortega Escobar - Ginástica Alegria na Escola
M-T
11/10/2014
      Nota: turno da manhã (M); turno tarde (T) Turno noturno  (N)


  1. ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGOGICO
O trato com o tempo pedagógico será alternado: (a) tempo presencial na Universidade para exposições, leituras orientadas, oficinas experimentais (60 horas; (b) tempo nas escolas para elaboração e implementação de experiência pedagógica (40 horas); (c) tempo do Seminário Interativo e Festival de Cultura Corporal: Ginástica Alegria na Escola (20 horas). No tempo presencial teremos oficinas, palestras, estudos orientados, painéis e debates críticos.

ESPAÇO E MATERIAIS PARA AS AULAS/ OFICINAS/ FESTIVAL: • Quadro (branco ou negro): • Giz e marcador para quadro branco: • Retroprojetor: • DVD: • TV: • Aparelho portátil de som • 30 Cordas em polipropileno, 10m m : 03m de comprimento: • 30 Arcos com 80 a 90 cm de diâmetro e 1cm de espessura: Fitas de 5 m com estiletes: • Maças de madeira ou plástico - 40 a 50 cm : • Bolas de borracha – 18 a 20 cm de diâmetro: • Serviços de reprografia: • materiais alternativos para ginástica circense; matwerial alternativo para oficina de treino corporal.

 REFERÊNCIAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES:

ADAM; Y. et alli. Desporto e desenvolvimento humano. Portugal. Seara Nova, 1977.

AMERICAN COLLEGE of Sports Medicine. (2004). ACSM’’s health-related physical fitness assessment manual. Philadelphia, PA: Lippincott, Williams, & Wilkins. 10/2007.

ANDERY. Maria Amália Pie Abib, et alli. Para compreender a Ciência: Uma perspectiva histórica. 10º Ed. Rio de Janeiro:Espaço e Tempo/São Paulo:EDUC, 2001, paginas 395-425.

ARAÚJO, C. G. S. de. Manual de teste de esforço. 2ª edição. Rio de Janeiro. Ao Livro técnico S/A, 1984.

BORTOLETO, Marco; MACHADO, Gustavo. Reflexões sobre o circo e a educação física. Corpo Consciência, Santo André, n. 12, p. 39-69, 2003.

CARVALHO, Mauri de. Judô: ética e educação: em busca dos princípios perdidos. Vitoria: EDUFES, 2007.

CARTAXO, Carlos Alberto. Jogos de combate - atividades recreativas e psicomotoras - teoria e pratica. São Paulo: Editora Vozes, 2012.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ELKONIN, D. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ENGELS, Friedrich. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. 4 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Global, 1990.

ESCOBAR, Micheli Ortega. Transformação da Didática: construção da teoria pedagógica como categorias da prática pedagógica. Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP, 1997.

FREITAS, Luiz Carlos. Critica da organização do trabalho pedagógico e da didática. São Paulo, Papirus, 1995

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.(orgs). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.

HILDEBRANDT-STRAMANN. Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. 3 ed. Ijuí: Editora 2005.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner  (org.). Educação Física aberta à experiência: uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.

LEONTIEV, O homem e a Cultura, IN: ADAM; Y. et alli. Desporto e desenvolvimento humano. Portugal. Seara Nova, 1977.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: Vigotski et. al.,

_______________. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (pp.119-142). São Paulo: Ícone, 1988.
LANGENDONCK, Rosana van. História da dança. S/d Disponível em: http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/420091014164533Linha%20do%20Tempo%20-%20Historia%20da%20Danca.pdf Acesso em 27 de jan. 2014.

NASCIMENTO, C. P.; ARAÚJO, E. S.; MIGUÉIS, M. da R. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) * Vol. 13, N. 2, Jul./Dez. 2009, p. 293-302.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

RANGEL, Lenira. Dicionário Laban/ Lenira Rengel- 2º edição. São Paulo: Annablume, 2005. 
_______. Os Temas de Movimento de Rudolf Laban (I- II- III- IV- V- VI- VII- VIII): modos de aplicação e referências. /Lenira Rengel. São Paulo: Annablume, 2008. (Cadernos de corpo e dança).

SANTOS JÚNIOR. Curso de aperfeiçoamento para professores das séries finais do ensino fundamental. IAT: Salvador, 2011

SAVIANI, Dermeval . Educação: Senso Comum à Consciência Filosófica. 14ª ed. Campinas: Autores Associados, 2002. (pp. 9-24)
                       
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 36 ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


COORDENAÇÃO DO EVENTO POR PARTE DA UFBA E DA SEC EDUCAÇÃO BAHIA
Professora Dra. Celi Zulke Taffarel
Professor Claudio Lira Santos Júnior
Professora Mestranda Josiane Cristina Climaco
Professora Especialista Márcia Lúcia dos Santos
Professora Janete Beanes Maltez do Espirito Santo
Professor José Nathan Barbosa Costa

VICE COORDENAÇÃO DO EVENTO POR PARTE DA UFBA E DA SEC EDUCAÇÃO/BA.
Professora Elza Margarida de Mendonça Peixoto
Professor Dr. Roberto Colavolpe
Professora Doutoranda Cassia Hack
Professora  Barbara Pupio

APOIO TÉCNICO: Estudantes e professores técnicos de pesquisa do LEPEL/FACED/UFBA e Rede LEPEL do Nordeste do Brasil. Bolsistas CNPq e Capes estudantes dos cursos de Pós-Graduação Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA:  Clara Lima Oliveira; Erica Sousa, Moises Alves, Wagner Santana, Carolina Heleno. 







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