TRABALHOS APROVADOS
FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2013
III SEMINÁRIO INTERATIVO DE CULTURA CORPORAL
TÍTULO | AUTORES |
PIBID Educação Física e o Ensino da Ginástica Circense: Desafios na Escola frente à Sociedade Capitalista.
|
Luzicléia dos Santos Barbosa[1]Priscila Costa Souza¹
Profª Dr. Joelma de Oliveira Albuquerque[2] |
A Ginástica e suas expressões através da Pedagogia Histórico Critica no Colégio Estadual Marcilio Dias
|
Josiane Cristina Climaco
|
Oficinas de Malabares: Uma Experiência Pedagógica do PIBID Educação Física no Agreste Alagoano.
|
Andreza dos Santos[3]Bruno Fernandes da Costa¹
Maria Cícera Santos da Silva¹ Profª Esp. Petra Schnneider Lima dos Santos[4] |
(RE) Construindo a Ginástica Escolar: Experimentando Novas Possibilidades de Ação Corporal dos Alunos.
|
Cilos Fortunato da Silva[5]Nayne Thauane dos Santos Araújo[6]João Victor Cruz Beija²
Gleyce Kelly Batista de Souza² Erika Suruagy Assis de Figueiredo[7] |
Abordagens Metodológicas de Ensino da Educação Física Escolar e Dança: Um Estudo Epistemológico.
|
Widis Pinheiro da Silva
Joelma de Oliveira Albuquerque |
Relato de Experiência com a Ginástica e a Ginástica Circense na Perspectiva da Reflexão sobre a Cultura Corporal.
|
Luana dos Santos Silva1Devilson Enoque Cassimiro Mendes1Gilberto da Silva Vilela1Vanessa Silva do Carmo[8]Maria de Fátima Lopes Alves Nascimento[9]Joelma de Oliveira Albuquerque (Orientadora)
|
O Trabalho Pedagógico com o Jogo nas Escolas de Tempo Integral no Município de Arapiraca- Alagoas(2013).
|
Denise Cardoso da Silva[10]Fiama Silva dos Santos¹
Jessika Cerqueira Barbosa¹ Thayna da Silva Albuquerque Pedro Henrique Ferreira de Melo¹ Profª Esp. Petra Schnneider Lima dos Santos (Orientadora |
O PIBID-Educação Física e a Importância da Consciência Política de Classe.
|
Cilos Fortunato da Silva 1[11]Jennife Emanuelle Santos da Cruz 2
Erika Suruagy de Assis Figueiredo |
___________________________________________________________________________
III SEMINÁRIO DE CULTURA CORPORAL E FESTIVAL DE GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2013. HOMENAGEM AO PROFESSOR VITOR MARINHO DE OLIVEIRA (1943-2013).
Esse seminário compõem as atividades do Projeto Ginástica Alegria na Escola, desenvolvido pelo Grupo LEPEL/UFBA, com a proposta de articular universidade e escola pública, envolvendo estudantes e professores na construção de novas possibilidades para o trato com o conhecimento da cultura corporal da ginástica no currículo da Educação Básica e da formação de professores a partir da concepção de formação humana omnilateral. Este ano teremos na programação O Festival Ginástica Alegria na Escola que constitui o ápice das atividades desenvolvidas por alunos, professores das escolas da Bahia e universidades dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Pará, com apresentações das sínteses das experimentações desenvolvidas na prática pedagógica, tendo diversos estilos de ginástica: Ginástica Geral, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática Parkour, Hip Hop, malabares etc.
III Seminário de Cultura Corporal
a) as Oficinas com o tema: Cultura urbana e Ginástica: o trato com o conhecimento na educação física, com o objetivo de tratar os fundamentos teórico-metodológicos para organização do trabalho a partir da pedagogia histórico-critica e da metodologia crítico-superadora para o trato do conhecimento da cultura corporal – Sua gênese, desenvolvimento histórico, atividades principais para a aprendizagem e, organização do conhecimento nos ciclos de ensino;
b) O Seminário sobre Trabalho Pedagógico: Formação de professores e os eixos conteúdos específicos, trabalho cientifico e práxis pedagógica, com o objetivo de apresentar a organização e sistematização dos conhecimentos da cultura corporal no currículo de formação de professores, para debater os dados de realidade para superação das problemáticas e as possibilidades que vêm sendo avaliadas sistematicamente a partir da implementação da proposta curricular do curso de educação física da UFBA em 2011;
c) o Colóquio de Pesquisadores “Currículo da educação básica necessária à transição: as contribuições de Demerval Saviani”, que tratará da obra de Demerval Saviani e sua contribuição para a formulação da Pedagogia Histórico-Crítica em um período histórico de transição;
d) E, por fim, a Exposição de Pôsteres com o objetivo de Apresentação de trabalhos científicos sobre o trato com o conhecimento da Cultura Corporal, desenvolvidos por estudantes de escolas básica e estudantes universitários dos cursos de Educação Física.
SEMINÁRIO
TEMA: TRABALHO PEDAGÓGICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS EIXOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS, TRABALHO CIENTIFICO E PRÁXIS PEDAGÓGICA.
DIA 17/10/13 – Das 14 as 18horas
LOCAL: FACED/Sala Térreo. |
PARTICIPANTES:
Profa. Dra. Elza Margarida Peixoto
Profa. Dra. Celi Zülke Taffarel
Profa. Dra. Roseane Soares Almeida
EMENTA: Tratará da organização do trabalho pedagógico e seus elementos moduladores de transformação na escola pública e sua relação com o currículo de formação dos professores de Educação Física e os eixos de conteúdos específicos, trabalho científico e práxis pedagógica.
__________________________________________________________ |
OFICINAS
TEMA: CULTURA URBANA E GINÁSTICA: O TRATO COM O CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIA 18/10/13 – Das 08:00 as 13 horas
LOCAL: Centro de Educação Física e Esporte
1. OFICINA DE PARKOU – professores: Esp. Alexandre Lordêllo e Esp. Erica Sousa.
2. OFICINA DE HIP-HOP – Professor Ms. Ruy Braga 3. OFICINA DE MALABARES – professor Esp. Alexandre Bezerra 4. COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA GRANDES EVENTOS- professoras: Dra. Roseane Almeida e Esp. Francisca Freire EMENTA: Tratará de fundamentos teórico-metodológicos para organização do trabalho a partir da pedagogia histórico-critica e da metodologia critico superadora para o trato do conhecimento da cultura corporal – Sua gênese, desenvolvimento histórico, atividades principais para a aprendizagem e, organização do conhecimento nos ciclos de ensino. _______________________________________________________________ |
COLÓQUIO DE PESQUISADORES
TEMA: CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIO A TRANSIÇÃO: AS CONTRIBUIÇOES DE DEMERVAL SAVIANI
DIA 18/10/13 – Das 15:00 às 18:00 horas
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA
PARTICIPANTES:
Prof. Ms. Carolina Nozella Gama
Profa. Dra. Elza Margarida Peixoto
Profa. Dra. Celi Zülke Taffarel
Prof. Dr. Cláudio de Lira Santos Júnior.
EMENTA: Tratará da Obra de Demerval Saviani e sua contribuição para a formulação da Pedagogia Histórico Crítica em um período histórico de transição.
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA
PARTICIPANTES:
Prof. Ms. Carolina Nozella Gama
Profa. Dra. Elza Margarida Peixoto
Profa. Dra. Celi Zülke Taffarel
Prof. Dr. Cláudio de Lira Santos Júnior.
EMENTA: Tratará da Obra de Demerval Saviani e sua contribuição para a formulação da Pedagogia Histórico Crítica em um período histórico de transição.
__________________________________________________________ |
FESTIVAL DE GINÁSTICA
DIA 19/10/13 – Das 08:00 as 13 horas.
LOCAL: Centro Educacional Edgard Santos |
EMENTA: Apresentação de sínteses sobre o trato com o conhecimento da Cultura Corporal, através de séries ginásticas, desenvolvidas por estudantes da escola básica e estudantes universitários dos cursos de Educação Física dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Pará.
______________________________________________________________ |
EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES.
Dia 19/10/13 das 08:00 horas as 18:00 horas
LOCAL: Centro Educacional Edgard Santos |
EMENTA: Apresentação de trabalhos científicos sobre o trato com o conhecimento da Cultura Corporal, desenvolvidos por estudantes de escolas básica e estudantes universitários dos cursos de Educação Física dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Para através de pôsteres.
__________________________________________________________________________
Os Anais de 2012 estão Disponíveis para leitura e download em:
_______________________________________________________________________________
2012
FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2012
II SEMINÁRIO INTERATIVO DE CULTURA CORPORAL
TEMA:
PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA:
20 ANOS DO COLETIVO DE AUTORES
DATA: 29 E 30 DE NOVEMBRO E 01 DE DEZEMBRO DE 2012
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA e
CENTRO EDUCACIONAL EDGARD SANTOS
ATENÇÃO!
Divulgada 2ª lista dos trabalhos aprovados. Ver link: TRABALHOS APROVADOS |
SOBRE A CONFERÊNCIA
Informamos que não temos condições de receber mais pessoas para assistir a palestra do Prof. Dr. Dermeval Saviani e da Prof. Dra. Celi Taffarel. A Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia apresenta sérias restrições quanto a espaços que possam comportar um grande número de pessoas. Daremos prioridade para à entrada na sala da Conferência para aqueles que se inscreveram no evento.
Deste modo, solicitamos que as pessoas acompanhem em tempo real pela internet a conferência "A Pedagogia Histórico Crítica: 30 anos e A Metologia da Educação Física: 20 anos do Coletivo de Autores" no link:
Este link será aberto e funcionará somente durante a transmissão da referida Conferência.
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO EVENTO:
1. Todos os AUTORES que enviaram trabalhos e que tiverem seus trabalhos APROVADOS estão automaticamente inscritos no evento;
2. Os CO-AUTORES (que realmente vierem para o evento), os AUTORES (que tiverem seus trabalhos reprovados) e os participantes como OUVINTES deverão encaminhar a ficha de inscrição para o email: ginasticaalegrianaescol a@gmail.com
3. As fichas de inscrição só serão recebidas até o dia 26/11. Após essa data, só haverá inscrição no local do evento - CASO AINDA HAJA VAGA.
ATENÇÃO
|
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
|
PROGRAMAÇÃO COMPLETA (acessar link programação)
QUINTA
29 NOVEMBRO
|
16h
MESA DE ABERTURA
19h
SEMINÁRIOS 1 e 2
|
SEXTA
30 NOVEMBRO
|
8h30min às 12h
SEMINÁRIOS 3, 4 e 5
13h30min às 14h30min
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
15h às 19h
CONFERÊNCIA
|
SÁBADO
01 DEZEMBRO
|
8h às 12h
FESTIVAL
GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA
14h30min às 18h
SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO |
PROMOÇÃO:
APOIO:
LEPEL/FACED/UFBA - telefone (71) 3283-7242/7221
PROGRAMAÇÃO
FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2012
II SEMINÁRIO INTERATIVO DE CULTURA CORPORAL
QUINTA – 29 nov
16h – 18h30min (Auditório I FACED/UFBA)
Abertura do Evento
Mesa de Abertura: Coletivo de Autores
Profa Dra. Celi Zulke Taffarel
Profa. Dra. Elizabeth Varjal
Profa. Dra. Micheli Ortega Escobar
Prof. Dr. Valter Bracht
Exposição de Memorial: “Metodologia do Ensino de Educação Física: 20 anos do Coletivo de Autores”
Mesa de Abertura: Coletivo de Autores
Profa Dra. Celi Zulke Taffarel
Profa. Dra. Elizabeth Varjal
Profa. Dra. Micheli Ortega Escobar
Prof. Dr. Valter Bracht
Exposição de Memorial: “Metodologia do Ensino de Educação Física: 20 anos do Coletivo de Autores”
Exposição Painel: O Encontro dos 50: Formação de Professores Militantes Culturais - Para a revolução socialista
Apresentação Cultural
Lançamento de Livros
Lançamento de Livros
19h – 22h (Auditórios I e II FACED/UFBA)
Seminário 1
O trato do esporte na perspectiva da metodologia crítico superadora da educação física.
Palestrantes
Prof. Dr. Welington Araújo Silva (UEFS)
Prof. Ms Flávio Dantas (Educação Básica, Rede Municipal/Aracaju e Rede Estadual/Sergipe)
Coordenador: Prof. Dr. Marcílio Souza Júnior (UPE)
Coordenador: Prof. Dr. Marcílio Souza Júnior (UPE)
Seminário 2
O trato da ginástica na perspectiva da metodologia crítico superadora da educação física.
Palestrantes
Profª Dra. Roseane Almeida (UFBA)
Profª Ms. Cristina Paraiso (Doutoranda PPGE/UFBA)
Coordenadora: Profa. Ms. Ana Rita Lorenzini (UPE/Doutoranda FACED/UFBA)
Coordenadora: Profa. Ms. Ana Rita Lorenzini (UPE/Doutoranda FACED/UFBA)
SEXTA – 30 nov
8h30min – 12h (Auditório I, Sala Iguape e Sala de Ginástica FACED/UFBA)
Seminário 3
O trato da dança na perspectiva da metodologia crítico superadora da educação física.
Palestrantes
Profª Dra. Lívia Brasileiro (UEPB/Secretaria de Educação PE)
Profª Ms. Melina Alves (Doutoranda PPGE/UFBA)
Coordenadora: Profa. Dra. Astrid Baecker Ávila (UFPR)
Coordenadora: Profa. Dra. Astrid Baecker Ávila (UFPR)
Seminário 4
O trato da luta na perspectiva da metodologia crítico superadora da educação física.
Palestrantes
Prof. Ms. Benedito Libório (UFS)
Prof. Elson Moura (UEFS)
Coordenador: Prof. Dr. Francisco Máuri de Carvalho Freitas (UFES)
Coordenador: Prof. Dr. Francisco Máuri de Carvalho Freitas (UFES)
Seminário 5
O trato do jogo na perspectiva da metodologia crítico superadora da educação física.
Palestrantes
Profa. Ms. Giselle Modé Magalhães (Doutoranda UNESP Araraquara/SP – Psicóloga Clínica da AFA, Pirassununga/SP)
Prof. Ms. Eduardo Silva (Faculdade Salesiana/PE)
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Soares Tavares de Melo (UFPE/UPE)
Prof. Ms. Eduardo Silva (Faculdade Salesiana/PE)
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Soares Tavares de Melo (UFPE/UPE)
13h30min – 14h30min (Pátios do térreo e do 1º andar FACED/UFBA)
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
15h – 19h (local a definir)
CONFERÊNCIA
A Pedagogia Histórico Crítica: 30 anos e a Metodologia da Educação Física: 20 anos do Coletivo de Autores.
Palestrantes
Prof. Dr. Dermeval Saviani (Unicamp)
Profª Dra. Celi Taffarel (UFBA)
Coordenadora: Profa. Dra. Cassia Damiani (UFCE/Ministério do Esporte)
SÁBADO – 01 dez
8h – 12h (Centro Educacional Edgard Santos)
FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA: Homenagem a MICHELI ORTEGA ESCOBAR
Participantes
· Escolas Públicas
· Universidades
· Comunidade
14h30min – 18h (Auditório I FACED/UFBA)
Mesa de Encerramento
Tema:
AVALIAÇÃO: Observadores Históricos.
Palestrantes (a confirmar)
- Profa. Dra. Astrid Baecker Avila (UFPR)
- Prof. Dr. Francisco Máuri de Carvalho Freitas (UFES)
- Profa Dra. Cassia Damiani (UFCE/Ministério do Esporte)
- Profa Dra. Rossana Valéria de Souza e Silva (UnB)
- Coordenação: Profa Dra. Celi Zulke Taffarel (UFBA)
ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS
*Programação sujeita a alterações.
FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2012
II SEMINÁRIO INTERATIVO DE CULTURA CORPORAL
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Todos os trabalhos a serem apesentados para o evento deverão abordar, prioritariamente, pesquisas, concluídas ou em andamento, ou experiências pedagógicas no âmbito da Cultura Corporal. Solicita-se ainda que os autores utilizem as normas para citação e referências de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O participante deverá se inscrever no II Seminário Interativo da Cultura Corporal para submeter o trabalho. O trabalho deverá ser inscrito na forma de Resumo Expandido.
Formatos para apresentação de trabalhos:
- Pôster: apresentação gráfica de uma pesquisa ou relato de experiência no âmbito da Cultura Corporal.
- Apresentação Artística: apresentação de uma série ginástica, máximo de 3min, sob coordenação de um(a) professor(a).
1. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
1.1. PÔSTER – Resumo expandido
a) Os trabalhos encaminhados deverão seguir rigorosamente as seguintes normas:
• Título (em Português) escrito em caixa alta, em negrito, centralizado;
• Identificação dos autores: dois espaços abaixo do título deverão estar o(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhados à direita. Informações de titulação e instituição, (e agência financiadora, se houver) dos autores em nota de rodapé.
• Formatação da página: papel A4, com margens superior, inferior e direita em 2,5 cm; e margem esquerda em 3 cm, texto justificado;
• Fonte: Times New Roman, cor preta, tamanho 12 para todo texto, e 10 para notas de rodapé com dados de identificação dos autores; uso do itálico em palavras estrangeiras e em destaque.
· Espaçamento: simples no resumo e nas referências;
· O texto deverá contemplar: introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, conclusão/considerações finais e referências;
· O texto não deve conter: cabeçalhos (“headers”), logotipos de empresas, universidades ou centros de pesquisa, gráficos e tabelas;
• Formato do arquivo: “documento do Word” do MS Word 6.0 for Windows (ou superior);
• O texto completo deverá ter entre 1.500 e 5.000 caracteres com espaços – excluídas as referências;
• Ao final do texto, o primeiro autor deverá incluir nome, endereço e e-mail completos;
• Na ficha de inscrição deve estar destacado o FORMATO DA SUBMISSÃO – PÔSTER OU APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA.
• Para a inscrição do trabalho e seu respectivo envio, deverão ser anexados e enviados para o e-mail: trabalhosculturacorporal@gmail.com, os seguintes arquivos:
1. Ficha de inscrição preenchida com dados do autor/trabalho;
2. Arquivo COMPLETO com identificação do(s) autor(es);
3. Arquivo sem nenhuma identificação do(s) autor(es).
OBSERVAÇÃO:
· O arquivo completo com identificação dos autores deve ser salvo com o nome do título do trabalho seguido da palavra – IDENTIFICADO.
· O arquivo sem a identificação dos autores deve ser salvo apenas com o nome do título do trabalho.
b) Orientações para a confecção e apresentação do pôster:
· Espaço para exposição: 100 cm (altura) x 90 cm (largura);
· Conter: título do trabalho, nome do(s) autor(es), instituição, órgão financiador (se houver) e informações relevantes sobre o trabalho;
· Pelo menos um dos autores deverá permanecer ao lado do pôster durante toda a duração da sessão de pôsteres.
· Os autores deverão expor seus trabalhos a partir das 9 horas do dia 30 de novembro, comprometendo-se em retirá-los ao final do dia até as 19 horas junto a supervisão do membro da comissão organizadora responsável no local.
1.2. APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA – Resumo expandido
a) Os trabalhos encaminhados deverão seguir rigorosamente as seguintes normas:
• Título (em Português) escrito em caixa alta, em negrito, centralizado;
• Identificação dos autores: dois espaços abaixo do título deverão estar o(s) nome(s) do(s) autor(es), alinhados à direita. Informações de titulação e instituição, (e agência financiadora, se houver) dos autores em nota de rodapé;
• Formatação da página: papel A4, com margens superior, inferior e direita em 2,5 cm; e margem esquerda em 3 cm, texto justificado;
• Fonte: Times New Roman, cor preta, tamanho 12 para todo texto e 10 para notas de rodapé com dados de identificação dos autores; uso do itálico em palavras estrangeiras e em destaque;
· Espaçamento: simples no resumo e nas referências;
· O texto deverá: relatar - descrever e explicar - as experiências pedagógicas desenvolvidas no trato do conhecimento da ginástica que irão culminar com a apresentação artística no festival;
· O texto não deve conter: cabeçalhos (“headers”), logotipos de empresas, universidades ou centros de pesquisa, gráficos e tabelas;
• Formato do arquivo: “documento do Word” do MS Word 6.0 for Windows (ou superior);
• O texto completo deverá ter entre 1.500 e 5.000 caracteres com espaços – excluídas as referências;
• Ao final do texto, o primeiro autor deverá incluir nome, endereço e e-mail completos;
• Na ficha de inscrição deve estar destacado o FORMATO DA SUBMISSÃO – PÔSTER OU APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA.
• Para a inscrição do trabalho e seu respectivo envio, deverão ser anexados e enviados para o e-mail: trabalhosculturacorporal@gmail.com, os seguintes arquivos:
- Ficha de inscrição preenchida com dados do autor/trabalho;
- Arquivo COMPLETO com identificação do(s) autor(es);
- Arquivo sem nenhuma identificação do(s) autor(es).
OBSERVAÇÃO:
· O arquivo completo com identificação dos autores deve ser salvo com o nome do título do trabalho seguido da palavra – IDENTIFICADO.
· O arquivo sem a identificação dos autores deve ser salvo apenas com o nome do título do trabalho.
b) Orientações para a apresentação artística:
- Cada apresentação deverá ter no máximo 3 minutos.
- O(a) professor(a) deverá trazer o CD gravado apenas com a música da apresentação, que deverá ser testado junto ao responsável pelo som do evento. Cada apresentação deverá ter um CD com a música específica da apresentação.
- O(a) professor(a) deverá acompanhar seu grupo de apresentação durante todo o evento, sendo responsável pela organização do grupo e por trazer todos os materiais necessários para a apresentação artística.
- Situações especiais para a apresentação artística deverão ser comunicadas com antecedência à comissão organizadora do evento.
2. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Somente serão avaliados pela comissão científica os trabalhos que seguirem rigorosamente as normas acima descritas. Caso o trabalho seja enviado com irregularidades (em relação a estas normas) será devolvido aos autores, nesta 1ª. Fase de avaliação, para o devido ajuste, sem a apreciação da Comissão Avaliadora. Assim que estiver de acordo com as normas (passar nesta primeira fase), o trabalho será encaminhado para a Comissão Avaliadora (2ª. Fase de avaliação).
- Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: adequação ao tema do evento, trabalhos relacionados a “pesquisas concluídas ou em andamento, ou experiências pedagógicas no âmbito da Cultura Corporal”; relevância social; coerência interna; fundamentação teórica; adequação às normas cultas da língua portuguesa e formato conforme as normas de submissão.
- Não será permitido o envio do mesmo trabalho (tema e/ou conteúdo) para as duas formatações/sessões (pôster e apresentação artística).
- Independente do formato, cada participante poderá enviar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor(a).
- Ressalta-se que é obrigatória a inscrição do(a) autor(a) no evento para o encaminhamento de trabalhos.
- Somente os autores inscritos e presentes receberão certificados.
- Serão publicados nos Anais, no formato digital, os trabalhos aprovados pela comissão de avaliação.
3. PRAZOS
- Envio de trabalhos: até 06 novembro de 2012 - ENCERRADO;
- Lista com trabalhos aprovados será divulgada aqui no blog a partir do dia 17 de novembro de 2012.
ATENÇÃO
As inscrições para o evento serão gratuitas. Portanto, diante do limite de vagas disponíveis, as inscrições sem a submissão de trabalho serão abertas posteriormente.
CONTATOS – Coordenação Científica
Cristina Souza Paraiso/Melina Silva Alves
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
PROMOÇÃO:
APOIO:
TRABALHOS APROVADOS
FESTIVAL GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA 2012
II SEMINÁRIO INTERATIVO DE CULTURA CORPORAL
2ª LISTA DE TRABALHOS APROVADOS
ATENÇÃO: ESTA É A LISTA FINAL DE TRABALHOS APROVADOS.
TÍTULO
|
AUTOR
|
1) A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GINÁSTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL HILDETE LOMANTO
|
Alexandre Henrique Silva Bezerra
|
2) OFICINAS DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONFRONTO ENTRE A REALIDADE E AS POSSIBILIDADES
|
Roseane Soares Almeida
Alexandre Lordello
Cristina Souza Paraiso
Roseane Rodrigues Cruz
Quênia Borges
|
3) OFICINA DE GINÁSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: JOGOS CIRCENSES COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO.
|
João Victon Roque De Paula
Marco Antônio Pinheiro Patrício
|
4) O JOGO NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DO MUNICIPIO DE ARAPIRACA EM 2009: ANÁLISE DO TRABALHO PEDAGOGICO DE MONITORES E ESTAGIÁRIOS
|
Petra Schnneider Lima dos Santos
Vannina de Oliveira Assis
Joelma de Oliveira Albuquerque
|
5) GINÁSTICA NA ESCOLA NA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA: UMA EXPERIÊNCIA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ARAPIRACA-ALAGOAS
|
Joelma de Oliveira Albuquerque
Eliane Dias dos Santos
Sheilla da Rocha da Silva
|
6) E A ROÇA VISITA A CAPITAL: UMA RELEITURA DA QUADRILHA JUNINA PARA OS DIAS DE HOJE
|
Rayanne Vieira
Priscilla Bello Santana,
Maria Helena Lira
|
7) A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CORPORAL DE MENINOS E MENINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA METODOLOGIA CRÍTICO-SUPERADORA
|
Carolina Nozella Gama
Paula Cristina Gama |
8) A ESCOLA É “MODELO”. E A EDUCAÇÃO FÍSICA, E O QUE?
|
Wagner Santos Santana
Moisés Henrique Zeferino Alves
|
9) MEGAEVENTOS ESPORTIVOS: LEGADO PARA QUEM?
|
Andreza dos Santos
Daniella dos Santos
Devilson Enoque Cassimiro Mendes
Gilberto Silva Vilela
Ingrid Kelly Alves dos Santos Pinheiro
Julyana Soares de Abreu
Luana dos Santos Silva
Luís Henrique Silva de Araújo
Luzicléia dos Santos Barbosa
Maria Cícera Santos
Pedro Henrique Ferreira de Melo
Rodrigo Melo Freitas
Vanessa Silva do Carmo
Vitória Regina Rodrigues Silva
Joelma de Oliveira Albuquerque
|
10) AFRO AERÓBICA E GINÁSTICA RITMICA
|
Josiane Cristina Climaco
|
11) GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA– APROXIMANDO SABERES COM O PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA – UFBA NAS ESCOLAS DO SUBÚRBIO DE SALVADOR-BA
|
Josiane Cristina Climaco
Marcia Lúcia dos Santos
|
12) POSSIBILIDADES DA METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM O CONTEÚDO FUTSAL EM ARAPIRACA-ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA
|
Deysianne França Matos Silva
Irinaldo Deodato Silva
Joelma Albuquerque
|
13) A VALORIZAÇÃO DA DANÇA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. NOVAS METODOLOGIAS E CONCEITOS
|
Eduardo Campos Carvalho
Iago Pereira Gomes
Max Ferreira Lima
Sílvio José Bicho de Oliveira
|
14) EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL - O DESAFIO DO ENSINO DA GINÁSTICA NA ESCOLA PÚBLICA
|
Sósthenis Anacleto Estrela Filho
Dayse de Lima Ferreira
|
15) A GINÁSTICA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: EVOLUÇÃO, TENDÊNCIAS E DIFERENTES MODELOS GINÁSTICOS
|
Dayse de Lima Ferreira
Sósthenis Anacleto Estrela Filho
|
16) DA “TIA DA BOLA” PARA “TIA DO ARCO”: COMEÇANDO A FALAR E A FAZER GINÁSTICA RÍTMICA NA ESCOLA
|
Maria das Dores
Rosiana Aparecida Luiz Silva
Raphael do Nascimento Gentil
|
17) A GINÁSTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
Amália Catharina Santos Cruz
|
18) BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
|
Douglas da Silva Couto
Jessyca Ramos Costa
Laíse Sousa Silva
Thais Barbosa Sales
|
19) LUDICIDADE NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CIRCO E O PALHAÇO EM CENA
|
Roberto Alisson Dantas Monteiro
|
20) RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PARA AVIDA
|
Mary Anne Lima
Arthur Silva de Santana
|
21) AÇÕES AFIRMATIVAS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DO GRUPO DE GINÁSTICA DA UEPA
|
Raphael do Nascimento Gentil
Carmen Lilia da Cunha Faro
Thais Sales Barbosa
|
22) A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ESPORTE-PERFORMANCE EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - PARÁ
|
Davi Alves de Almeida
|
23) SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DAS ARTES CIRCENSES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE CRITICO-SUPERADORA
|
Jamildo Rios de Almeida
Elson Moura Dias Júnior
|
24) A CULTURA CORPORAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Michael Daian Pacheco Ramos
Nathalya Ribeiro Santos
|
25) O LE PARKOUR NA ESCOLA: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA TRABALHAR A GINÁSTICA COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO
|
João Victor Cruz Beija
|
26) ONTOLOGIA MARXISTA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE.
|
Flávio Dantas A. Melo
Solange Lacks
|
27) A ATUALIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A GINÁSTICA ESCOLAR NO BRASIL
|
Núbia dos Santos Lisboa
David Romão Teixeira
|
28) JORGE, O MENINO AMADO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NA CULTURA CORPORAL
|
Evérton Sacramento
Joane Macieira
Maíra Alves dos Santos
Priscila Menezes
Clotildes Cazé
|
29) GINÁSTICA COM MOVIMENTOS DE CAPOEIRA, OU CAPOEIRA COMO MÉTODO GINÁSTICO? : ELEMENTOS INICIAIS
|
Benedito Carlos Libório Caires Araújo
Bartira Telles Pereira Santos
Jênisson Alves de Andrade
Karla Suely Santos Ferreira
Paulo Henrique Barbosa Mateus
|
30) GINÁSTICA E SAÚDE: EXPERIMENTANDO POSSIBILIDADES SUPERADORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
João Renato Nunes
|
31) A GINÁSTICA RITIMICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO
|
Daise França
|
32) GINÁSTICA RITMICA: A HARMONIA DOS CONHECIMENTOS ESPORTIVOS, CULTURAL E ARTÍSTICO QUE REDIMENSIONA O SER E ESTAR NO MUNDO
|
Mireia Souza Barros
Naiane Alves de Oliveira
|
1ª LISTA DE TRABALHOS APROVADOS
ATENÇÃO: Esta é a primeira lista de trabalhos aprovados. Devido ao grande número de trabalhos inscritos, estamos aguardando a finalização dos pareceres para publicar a segunda lista.
Aguardem divulgação!
Aguardem divulgação!
TÍTULO
|
AUTOR
|
1) REALIDADE E POSSIBILIDADES DO TRATO COM O CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEFS
|
Roseane Suzart Leite
William José Lordelo Silva
|
2) OFICINAS DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONFRONTO ENTRE A REALIDADE E AS POSSIBILIDADES DA GINÁSTICA RÍTMICA NA ESCOLA
|
Laio de Almeida Souza
Danilo Santos Rosário
|
3) OFICINAS DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS BASES E FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Adalberto Silva de Freitas
Aline Café Rogaciano
|
4) OFICINAS DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O TRATO DO PARKOUR NA ESCOLA
|
Elton Dos Santos Rhumas
|
5) OFICINA DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A RELAÇÃO GINÁSTICA E SAÚDE.
|
Lais Cunha Pereira
Rafael Borges Amorim
|
6) OFICINA DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O FUNDAMENTO SALTAR NA ESCOLA.
|
Roniel Silva dos Santos
Antonio Francisco Lima da Silva
|
7) O TRATO COM O CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFBA
|
Carolina Nozella Gama
Jaqueline Ferreira de Lima
Celi Nelza Zulke Taffarel
Cláudio de Lira Santos Júnior
|
8) GINÁSTICA: PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL ERALDO TINOCO
|
Alexandre Henrique Silva Bezerra
|
9) EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COM A GINÁSTICA CIRCENSE: REALIDADE E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA UFAL/ARAPIRACA
|
Petra Schnneider Lima dos Santos
Joelma de Oliveira Albuquerque
Luís Henrique Silva de Araújo
Paulo Henrique Barbosa Matheus
Wanderlúcia Santana Santos
|
10) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DO AGRESTE ALAGOANO: POSSIBILIDADES PARA APROPIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA GINÁSTICA
|
Irinaldo Deodato Silva
Deysianne França Matos Silva
Joelma Albuquerque
|
11) XADREZ NA ESCOLA ENTRANDO EM UM MUNDO ANTIGO PARA DESENVOLVER A LÓGICA ATUAL
|
Caroline Moraes Pimentel Fontão
Maria Helena Câmara Lira
|
12) REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER NO ESTADO DA BAHIA: DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PRODUÇÃO STRICTO SENSU DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE TRABALHAM NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 1980 A 2012
|
Moises Henrique Zeferino Alves
|
13) REALIDADE E POSSIBILIDADES DO TRATO DO CONHECIMENTO DA CULTURA CORPORAL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SERRINHA/BA
|
Neila Pláscido Souza
William José Lordelo Silva
|
14) UMA CAMBALHOTA, DUAS CAMBALHOTAS
|
Amanda Tenório Vasconcelos
Ana Claudia P. De Lima
Charlene de Melo M. Soares
Elton Santos de Souza Veras
Guilherme F. Montaroyo
Luciano Pereira Falcão
Nielson Pereira de Lima
Renata Augusta da Silva
|
15) UM RITMO PARA A GINÁSTICA
|
Bruna Mendonça Viana.
Bruno Henrique de Arruda
Claudia Simone Nario Menchaca
Danylo Maciel Pedrosa
Edjane Ferreira Barbosa
Flauber T. Rodrigues
George Gustavo Gomes
Italo Thiago de Carvalho
José Rodrigo Marcelino dos Santos
Julianne Micaele F da Silva
Laurecy Dias dos Santos
Marcio Adriano Rodrigues
|
16) PROJETO ‘GINÁSTICA CIRCENSE: A ARTE DO MALABARISMO NA UFAL’
|
Gilberto Silva Vilela
Luana dos Santos Silva
Marcela da Silva Barbosa
Vanessa Silva do Carmo
Joelma de Oliveira Albuquerque
Petra Schnneider Lima dos Santos
|
17) A GINÁSTICA RÍTMICA COMO OPÇÃO DE TREINAMENTO PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
|
Daise França
|
18) A GINÁSTICA CIRCENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CRAÍBAS-ALAGOAS NA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA E HISTÓRICO-CRÍTICA
|
Deysianne França Matos Silva
Irinaldo Deodato Silva
Joelma de Oliveira Albuquerque
|
19) O SLACKLINE COMO CONTEÚDO DA CULTURA CORPORAL: POSSIBILIDADE PARA O TRATO PEDAGÓGICO
|
Alexandre Francisco Lordello
Márcia Morschbacher
Roseane Soares Almeida
Cristina Souza Paraíso
Roseane Cruz Freire Rodrigues |
20) O PARKOUR E SUA RELAÇÃO COM A GINÁSTICA
|
Alexandre Francisco Lordello
Roseane Soares Almeida
Cristina Souza Paraíso
|
21) PRÁTICAS DOCENTES E ESTÁGIOS ESCOLARES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
|
André Luis Miranda Ferreira
Bruna Cibely da Silva Brito
Joselene Ferreira Mota
Rafael Loureiro de Melo
|
22) GINÁSTICA RÍTMICA NA ESCOLA: ELEMENTOS PARA UMA PRÁTICA SUPERADORA
|
Jeimisson Macieira
Aline Débora Silva Oliveira
Gerson Gomes da Silva
Juliana de Lucena Souto Marinho
Lidiane do Nascimento S. de Lima
Rafaela Araújo
Maria do Patrocínio Freire
|
23) O TRATO COM O CONHECIMENTO DO CIRCO COMO POSSIBILIDADE DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DIÁLOGO COM A PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA E A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
|
Everaldo José da Silva Lima
Erika Suruagy Assis de Figueiredo
|
24) VIAJANDO COM A GINÁSTICA: APROXIMAÇÃO DAS TURMAS DO PARFOR E DO ENSINO REGULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ- NÚCLEO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA PARA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DAS BARREIRAS/PA
|
Raphael do Nascimento Gentil
Joice da Silva Santos
Mateus Lima Moura
|
25) EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Nilo Silva Pereira Netto
|
26) ELEMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA E FORMAÇÕES ACROBÁTICAS
|
Áurea Augusta Rodrigues da Mata
Cintia Barbosa de Araújo
Elias Benício de Luna Filho
Fernando José de Paula Cunha
Giovanni Periard Oliveira Silva
Jacques de Lima Moreno
Jeimison de Araújo Macieira
Maria do Socorro Nascimento
Thercles de Araújo Silva
|
27) QUESTÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA NA GINÁSTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DOS CLÁSSICOS
|
Karla Suely Santos Ferreira
Ingrid Santos Modesto
Benedito Carlos Libório Caires Araujo
|
28) ELEMENTOS NECESSÁRIOS A UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA AO NÍVEL DO SENSO CRÍTICO NO PIBID-EF
|
Cilos Fortunato da Silva
|
29) TRATO COM O CONHECIMENTO DO ESPORTE: CRÍTICA AOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DEFENDIDOS PELO PROJETO REDE DE PARCEIROS MULTIPLICADORES DE ESPORTE EDUCACIONAL
|
Ruy Magno Santana do Nascimento
William José Lordelo Silva
|
30) MANGUECIRCO: REFLEXÃO LÚDICA ATRAVÉS DA GINÁSTICA
|
Erika Suruagy Assis de Figueiredo
João Victor Cruz Beija
Cilos Fortunato da Silva
Luciano Menezes do Nascimento
Karol Carolinne Falcão
Fernando Lima Torreiro
Laís Silva Costa
Mary Anne Freitas de Lima
Priscilla Bello
Caroline Moraes Pimentel
Danillo Henrique de Souza
Doulglas Jorge de Oliveira
Everaldo José de Lima
Suzanna Kelly da Silva
Gustavo Epitácio de Santana
Jennife Emanuelle da Cruz
Lidiane Kelly de Vasconcelos
Jackeline Lima Maia da Cruz
Gessyca Maria Barbosa da Silva
Camila Luiz de Lyra
André Luiz Viana de Lima
Raphael Rosendo da Silva
Raugerlan Alexandre da Silva
José Robério da Silva
|
31) CULTURA CORPORAL E INICIAÇÃO ESPORTIVA ESCOLAR: ALGUMAS TENSÕES
|
Adolfo Ramos Lamar
Sidirley de Jesus Barreto
Edson Machado Sousa
|
32) O ENSINO DA GINÁSTICA NA ESCOLA TEODORO SAMPAIO: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
|
Flávio Santos de Santana
|
33) GINÁSTICA NA ESCOLA PÚBLICA: SORRISOS E DESCOBERTAS
|
Flávio Santos de Santana
|
34) CONCEIÇÃO DANÇA O PARÁ: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Jeane Silva de Moraes
Raphael do Nascimento Gentil
|
35) DANÇA: UM CONTEÚDO POSSÍVEL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Jeane Silva de Moraes
Raphael do Nascimento Gentil
|
36) A INTERAÇÃO HOMEM-NATUREZA
|
Bruno Fernandes da Costa
Cícera da Silva Santos
Cristina de Oliveira Farias
Francielle Ferreira Silva
Genivaldo Damasceno Santos Júnior
Gilberto Silva Vilela
Paulo Henrique Barbosa Mateus
Priscila Costa Souza
Rafaela Cíntia da Silva Miranda; Rayza Krys Rodrigues de Souza Barbosa Widis Pinheiro da Silva
Joelma de Oliveira Albuquerque
|
37) RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA SOBRE ESPORTE
|
Edna Oliveira da Cruz
Gerinaldo Ferreira
Jeane Santana Xavier
Letícia de Souza Nepomuceno
Naziane Silva Conceição
Regina Santos Correia Pinto
|
38) METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
|
Fernanda Almeida Ferreira
David Romão Teixeira
|
39) O TRATO COM O CONHECIMENTO GINÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EM DEFESA DOS ELEMENTOS DO CIRCO NA ESCOLA
|
Ariana Rocha Caldeira
Wiliam Pereira Carneiro
William Jose Lordelo Silva
|
40) PALHAÇOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE GINÁSTICA RÍTMICA NO TURNO INTEGRAL NO CMS
|
Clotildes Cazé
|
41) GINGANDO COM HIP HOP E A GINASTICA NA ESCOLA
|
Márcia Lúcia dos Santos
|
Solicitamos que os autores com trabalhos aprovados confiram as ORIENTAÇÕES para a confecção e apresentação do pôster e para apresentação artística.
(informações no link: SUBMISSÃO DE TRABALHOS)
(informações no link: SUBMISSÃO DE TRABALHOS)
________________________________________________
2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário